Mediunidade

Coordenadora: Virgínia Roriz
Contato: am@feego.org.br

Objetivo: A Área da Mediunidade do Conselho Federativo Estadual da FEEGO é composta por uma coordenação estadual e seus assessores, juntamente com os coordenadores regionais da área de cada comissão regional. Tem como objetivo estimular e orientar a organização das atividades mediúnicas nas diversas casas espíritas, bem como a realização de estudo continuado da mediunidade por meio de cursos regulares, tais como: “O Livro dos Médiuns”, dos livros “Mediunidade: Estudo e Prática – MEP” da FEB, volumes 1 e 2, e outros de interesse do médium espírita.


Finalidades:

  • Desenvolver a faculdade mediúnica de forma saudável e segura, em perfeita harmonia com os princípios da Doutrina Espirita e do Evangelho de Jesus.

  • Manter o intercâmbio mediúnico com Espíritos desencarnados, auxiliando os que necessitam de amparo e de assistência espiritual, assim como refletir a respeito das orientações e esclarecimentos transmitidos pelos benfeitores da Vida Maior.

  • Cooperar com os Benfeitores espirituais no trabalho de fortalecimento do Centro Espirita e na assistência espiritual aos seus trabalhadores.

  • Incentivar e orientar a implantação das atividades na área da Mediunidade nas Instituições Espíritas do estado.

  • Promover, de forma sistemática e continuada, atividades que visem orientar e apoiar as Casas Espíritas em seus trabalhos na área da Mediunidade;

  • Organizar, estruturar e coordenar as diversas atividades do Campo Experimental na área da mediunidade na FEEGO, com base na Codificação da Doutrina Espírita;

  • Promover a União dos Espíritas e Unificação do Movimento Espírita na área da Mediunidade;

  • Representar o estado de Goiás junto ao Movimento Espírita Nacional na área da Mediunidade e participar efetivamente do esforço de Unificação do Movimento Espírita no Brasil.


Projetos:

  • Realizar anualmente um encontro estadual da área da Mediunidade com Dirigentes, Dialogadores e Médiuns, para trabalhar as dificuldades da Área da Mediunidade;

  • Incentivar o estudo da mediunidade implantando o “Mediunidade: Estudo e Prática – MEP”, promovendo sua aula inaugural e preparando facilitadores capazes de aplicar sua metodologia;

  • Incentivar a fraternidade nas reuniões mediúnicas, considerando os todos componentes da reunião, encarnados e desencarnados;

  • Realizar trabalhos conjuntos com as demais áreas da Casa Espírita, visando a integração necessária;


O que é Mediunidade:

É a faculdade que permite ao homem, servir de intermediário entre o mundo físico e o mundo espiritual.

É inerente a uma disposição orgânica, de que qualquer homem pode ser dotado, como a de ver, de ouvir, de falar.

É conferida sem distinção, a fim de que os Espíritos possam trazer a luz a todas as camadas da sociedade, ao pobre como ao rico; aos retos, para os fortificar no bem, aos viciosos para os corrigir. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXIV, item 12)

É coisa santa, que deve ser praticada santamente, religiosamente… (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVI, item 10).


Quem são os Médiuns:

São os intérpretes dos Espíritos; suprem, nestes últimos, a falta de órgãos materiais pelos quais transmitam suas instruções. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XIX, item 10).

Toda pessoa que sente, em um grau qualquer, a influência dos Espíritos, é por isso mesmo médium (O Livro dos Médiuns, item 159).

Educar-se incessantemente é dever a que o médium deve comprometer-se intimamente, a fim de não estacionar e, aprimorando-se, lograr as relevantes finalidades que a Doutrina Espírita propõe para a mediunidade com Jesus. (Joanna de Ângelis – No Limiar do Infinito).