Mediunidade
Coordenação: Luis Carlos de Assis
Coordenação Adjunta: Luiz Gonzaga dos Santos
Contato: am@feego.org.br
Princípios e Diretrizes da Coordenação Estadual de Mediunidade
Objetivo:
A Área da Mediunidade do Conselho Federativo Estadual da FEEGO é composta por uma coordenação estadual e seus assessores, juntamente com os coordenadores regionais da área de cada comissão regional. Tem como objetivo estimular e orientar a organização das atividades mediúnicas nas diversas casas espíritas, bem como a realização de estudo continuado da mediunidade por meio de cursos regulares, tais como: “O Livro dos Médiuns”, dos livros “Mediunidade: Estudo e Prática – MEP” da FEB, volumes 1 e 2, e outros de interesse do médium espírita.
Finalidades:
Desenvolver a faculdade mediúnica de forma saudável e segura, em perfeita harmonia com os princípios da Doutrina Espirita e do Evangelho de Jesus.
Manter o intercâmbio mediúnico com Espíritos desencarnados, auxiliando os que necessitam de amparo e de assistência espiritual, assim como refletir a respeito das orientações e esclarecimentos transmitidos pelos benfeitores da Vida Maior.
Cooperar com os Benfeitores espirituais no trabalho de fortalecimento do Centro Espirita e na assistência espiritual aos seus trabalhadores.
Incentivar e orientar a implantação das atividades na área da Mediunidade nas Instituições Espíritas do estado.
Promover, de forma sistemática e continuada, atividades que visem orientar e apoiar as Casas Espíritas em seus trabalhos na área da Mediunidade;
Organizar, estruturar e coordenar as diversas atividades do Campo Experimental na área da mediunidade na FEEGO, com base na Codificação da Doutrina Espírita;
Promover a União dos Espíritas e Unificação do Movimento Espírita na área da Mediunidade;
Representar o estado de Goiás junto ao Movimento Espírita Nacional na área da Mediunidade e participar efetivamente do esforço de Unificação do Movimento Espírita no Brasil.
Projetos:
Realizar anualmente um encontro estadual da área da Mediunidade com Dirigentes, Dialogadores e Médiuns, para trabalhar as dificuldades da Área da Mediunidade;
Incentivar o estudo da mediunidade implantando o “Mediunidade: Estudo e Prática – MEP”, promovendo sua aula inaugural e preparando facilitadores capazes de aplicar sua metodologia;
Incentivar a fraternidade nas reuniões mediúnicas, considerando os todos componentes da reunião, encarnados e desencarnados;
Realizar trabalhos conjuntos com as demais áreas da Casa Espírita, visando a integração necessária;
O que é Mediunidade:
É a faculdade que permite ao homem, servir de intermediário entre o mundo físico e o mundo espiritual.
É inerente a uma disposição orgânica, de que qualquer homem pode ser dotado, como a de ver, de ouvir, de falar.
É conferida sem distinção, a fim de que os Espíritos possam trazer a luz a todas as camadas da sociedade, ao pobre como ao rico; aos retos, para os fortificar no bem, aos viciosos para os corrigir. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXIV, item 12)
É coisa santa, que deve ser praticada santamente, religiosamente… (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVI, item 10).
Quem são os Médiuns:
São os intérpretes dos Espíritos; suprem, nestes últimos, a falta de órgãos materiais pelos quais transmitam suas instruções. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XIX, item 10).
Toda pessoa que sente, em um grau qualquer, a influência dos Espíritos, é por isso mesmo médium (O Livro dos Médiuns, item 159).
Educar-se incessantemente é dever a que o médium deve comprometer-se intimamente, a fim de não estacionar e, aprimorando-se, lograr as relevantes finalidades que a Doutrina Espírita propõe para a mediunidade com Jesus. (Joanna de Ângelis – No Limiar do Infinito).